quarta-feira, dezembro 21, 2005

Vamos dar os nomes aos bois! *

* ou podia se chamar também "Desabafo desvairado e sem nexo de uma criatura emocionalmente instável"

Eu gostaria muito de saber e entender o porquê das pessoas terem medo de usar as palavras certas e diretas e claras. As pessoas têm um medo de usar as palavras, de dizer o nome das coisas, quase como se o fato de pronunciar determinada palavra fosse desencadear uma série de desastres mundiais de proporções catastróficas mundialmente. Eu nunca tinha percebido, mas a J.K. Rowling retrata exatamente isso ao mostrar o medo que os bruxos têm de falar o nome de Voldemort. Eles não usam o nome. Eles falam "você-sabe-quem". Ora bolas, vc pode até falar "Vc-sabe-quem", mas na sua mente, o nome foi pronunciado, vc sabe que o nome é V-o-l-d-e-m-o-r-t. E falar o nome da coisa não vai fazer com que ela apareça ali na sua frente com os dentes arreganhados pra te abocanhar não. Mas as pessoas enrolam, enfeitam, inventam outros nomes pras coisas. Eu recebi um cartão de um amigo com quem tive um problema esse ano. Uma briga. Um desentendimento. Uma incompatibilidade de sentimentos. Algo que não vem ao caso contar aqui no blog, mas que eu e ele sabemos o que foi, sabemos exatamente o que aconteceu. Então ele me manda um cartão dizendo "apesar de 'coisas' acontecerem". Ora bolas! A "coisa" tem nome. Dizer o nome da cousa (por falar nisso, "O nome da cousa" é o novo livro dela, tem titulo melhor do q esse? Eu já amo esse livro, só pelo título) não vai mudar nada. Ou vai, e temos medo da avalanche emocional que isso possa provocar. Mas não dizer os nomes é um modo de fugir, de tentar fazer de conta que aquilo nunca aconteceu, de tentar apagar aquilo da sua memória. Mas é uma tentativa inútil, porque aquilo aconteceu, aquilo existe, aquilo não vai se auto-excluir da face da terra só porque seu nome nunca mais foi pronunciado. Porque algumas pessoas não dizem "cancer"??? Dizem "aquela doença ruim". Porque??? Medo de que a doença ouça e venha até vc???? Pq não dizem "pau", "pinto", "penis", o q seja, ao invés de ficarem falando "ele", "o meu amigo", "o dito cujo", já q todo mundo sabe do que se trata???? Pq não dizem "diabo"??? Acham que se falar "coisa ruim" ele não vai ouvir??? Ah, me poupem. Me poupem, eu ando mto de saco cheio de máscaras. Qualquer coisa que mascare alguma outra coisa já me irrita, já me deixa indignada. Eu to cansada, mto cansada, das pessoas serem hipócritas e idiotas. Vamos falar o que é pra falar, vamos dar os devidos nomes às coisas, vamos parar de fingir sermos algo que não somos e fingir que algo não existe só porque não pronunciamos e vamos parar de fugir dos fatos, fugir do que existe, fugir daquilo que nos machuca, mas que, queiramos ou não, tá ali, e precisamos tratar. E pensar que tudo isso foi só por um cartão de Natal que eu recebi.

Nenhum comentário: